sábado, 24 de janeiro de 2009

The Curious Case of Benjamim Buton

Após ter ido ver este filme ao cinema, honestamente não imaginava que ele fosse obter 13 nomeações para os óscars. Ok o filme é bom mas não é preciso exagerar, parece-me que muitas das nomeações não irão passar disso mesmo, à excepção daquelas que dizem respeito a elementos técnicos.

O filme trás-nos uma história inverosímil que até parece credível. Um ser humano que nasce velho e que com o passar do tempo vai ficando mais novo, enquanto tudo em seu redor envelhece e decai, incluindo a seu grande amor.

Um filme ao estilo de Forrest Gump (confesso que na altura não me ocorreu tal coisa mas depois de ler e ouvir algumas coisas esta ligação não é assim tão absurda) em que o mundo do personagem principal se vai alterando consoante as suas capacidades físicas vão aumentando.

Brad Pitt, depois do papel bem-humorado e acéfalo de Burn After Reading, tem novamente um óptimo papel no qual confirma as suas qualidades. Há quem diga que não foi a melhor escolha para o personagem, mas já se sabe que especular é fácil. Quanto a mim parece-me que ele esteve bem pois conseguiu interpretar bem o personagem em qualquer das idades. De salientar ainda que, o fazer todas as idades do personagem foi condição sine qua non para aceitar o papel.

Cate Blanchet, uma das melhores actrizes da actualidade corresponde com a habitual qualidade e Taraji p. Henson, ainda uma ilustre desconhecida, surge com um bom desempenho que lhe valeu uma nomeação para o óscar de melhor actriz secundária.

Um bom filme a não perder e que me parece será o inevitável derrotado na noite de 22 de Fevereiro.


The Curious Case of Benjamim Buton - David Fincher (2008)

1 comentário:

AddCritics disse...

Olá Gonçalo,

Tmabém espero que este filme não leve a estatueta maior. Déve vingar nalgumas categorias técnicas, onde está muito bem, veja-se a caracterização brilhante.

O filme deixou-me sentimentos contraditórios sendo quanto a mim o maior a falta de intensidade na ligação das duas personagens principais.