sexta-feira, 12 de junho de 2009

The Reader

Recordação n.º 2.

The Reader é mais um filme cujo pano de fundo é o holocausto, não sendo por isto original, faz aquilo que alguns dos filmes mais recentes sobre esta temática têm feito: não discorrer exactamente sobre a guerra mas sobre uma pequena história paralela.

Kate Winslet tem neste filme uma actuação brilhante, mais uma na sequência de outras como em Little Children (uma grande pérola de Todd Field de 2006) e Revolutionary Road, isto só para citar os 2 últimos filmes que vi desta Sra.. Foi com o desempenho neste filme que ganhou o óscar (após outras 5 nomeações sem sucesso!), que quanto a mim é muito merecido.

É muito complicado falar deste filme por 2 motivos: primeiro porque se revelar muita coisa estrago o visionameno e segundo porque me causa sentimentos ambíguos, deixa-me em conflito com os meus valores.

Citando um amigo: o filme é "o retrato de uma paixão fugaz, com sentimentos que perduram ao longo de décadas" e onde a intimidade está sempre presente, e é explorada até ao ínfimo... e mais não digo para não estragar a boa surpresa que é ver este filme.

Este filme teve a capacidade de gerar em mim sentimentos muito díspares, capazes de me levarem a questionar a minha forma de pensar. Ao longo do filme, e de forma bastante súbtil, há uma humanização de verdadeiras atrocidades, há como que a apresentação de atenuantes, desculpas e motivos para actos monstruosos, a mostrar que o mundo não é a preto e branco, por muito que isso me custe.

O grande senão deste filme é a caracterização que, após visionamento do The Curious Case of Benjamim Button, apenas pode ser apelidada de horrível, muito para lá do péssimo.

1 comentário:

AddCritics disse...

Bem-vindo de volta. Este é um filme fantástico, tenho pena que tenha passado ao lado da generalidade do público.

Obrigado pela citação, fico honrado.

E cinema? Vamos ver um filme?