sábado, 24 de janeiro de 2009

Vals Im Bashir

Mais um filme de animação, recentemente premiado com um globo de ouro, que versa sobre o eterno conflito entre Israel e os países árabes em seu redor.

Ari Folman conta na 1ª pessoa a sua experiência da 1ª Guerra do Líbano (1982) e dos Massacres de Sabra e Chatila; é um filme biográfico e de guerra que mostra bem a violência e violação de direitos humanos que os conflitos religiosos provocam.

Fui atraído para ver esta película com a impressão de que seria "na onda" de Persepolis (2007) e, de certa forma não me enganei, mas quanto a mim é inferior ao referido filme em vários aspectos.

Apesar de perceber muito pouco do assunto, acho o traço de Persepolis mais bonito porque é mais simples e consegue ser mais expressivo. Para além disto, a fluidez de movimentos dos personagens neste filme é um pouco estranha, até pode ser uma marca pessoal ou estilo do autor, mas não gostei particularmente.
Depois porque Persepolis consegue narrar e mostrar melhor a história (o recurso a marionetas é um bom exemplo disso).
Para além disto, acho que "Valsa com Bashir" perde alguma dinâmica de filme por assumir a dada altura quase um tom documental. O que por outro lado é uma característica marcante deste filme, diferenciando-o do outro.

Contudo gostei muito do filme, a animação é muito interessante e a história ainda mais. Filmes como estes dois que referi neste post parecem ser o surgir de um novo género dentro da animação; género esse que se distancia dos filmes da Disney, Pixar e outros por nos mostrarem oi mundo real e por acreditarem que a animação também pode e deve ser para adultos.


Vals Im Bashir - Ari Folman (2008)

Sem comentários: