sábado, 29 de novembro de 2008

Blindness

"Ensaio sobre a Cegueira" é um filme perturbador que de certa forma até poderia ser qualificado como de terror.
Tem partes absolutamente dantescas que assustarão e chocarão o indivíduo mais empedernido... a não ser aqueles que são desprovidos de qualquer ética ou valores humanos.

Filme artisticamente muito bom e, segundo li, muito fiel à obra, inclusivamente de acordo com José Saramago. Confesso que ainda não li o livro e que não o pretendo fazer, pelo menos para já... acho que preciso de envelhecer para ter tempo, maturidade e paciência para ler algo deste Sr.

Os actores estão muito bem (só notei uma cena mal amanhada!), com destaque para Julianne Moore e Mark Ruffalo (Gael García Bernal, actor de quem gosto bastante, tem uma cena hilariante à Steve Wonder que apesar de sair um pouco da onda do filme foi muito divertida).

Esta película revelou-se algo polémica. Não foi bem aceite nos EUA (o que por si só não significa nada) e, mais engraçado que isso, é que lhe foram feitas criticas muito díspares, algumas muito simpáticas, outras muito ferozes e outras muito idiotas.
Debrucemo-nos sobre estas últimas que no mínimo têm o condão de nos divertir.

Ora, assumir que as tendências políticas do autor fazem com que esta obra não tenha qualquer valor parece-me, no mínimo, obtuso; mas, achar que nenhum estado trataria os seus cidadãos como é retratado no filme ou que, as pessoas do planeta terra não ficam bem retratadas pelos personagens é simplesmente palerma (ou então existe um mundo paralelo ao qual eu não tenho acesso nem conheço! sempre gostei desta teoria!).

Enfim, tudo é possível e, felizmente, cada um diz o que quer e pensa mas, o mundo em que vivo é mesmo aquele, "esculpido e escarrado"!


Blindness - Fernando Meirelles (2008)

Sem comentários: