terça-feira, 18 de novembro de 2008

La Môme

Ora aqui está um filme sobre o qual é um pouco difícil estabelecer opinião.
Se gostei? sim.
É um dos filmes que ficará para a história? hum, não me parece!
Então e o óscar foi bem atribuido? sim, muito bem atribuido.
Mas vamos por partes.

Este filme é um BioPic sobre a Edith Piaf. O filme é difícil de seguir pois "saltita" entre vários períodos da vida da artista não mantendo sempre uma ordem cronológica (apesar de o fio condutor ter de facto ordem cronológica!).

Para mim, que desconhecia a vida da artista, foi uma grande surpresa a imagem da vida e da personalidade que é transmitida pelo filme. Não esperava alguém com uma vida tão complicada, com uma personalidade tão desequilibrada e desassossegada.

Quanto a Marion Cutillard, fiquei deveras impressionado, acho que a sua actuação roça a perfeição e que este desempenho servirá de exemplo para muita gente. Ela interpreta as várias fases etárias e artísticas da personagem de forma exemplar (a postura corporal, os tiques, os devaneios) não descurando em momento algum qualquer pormenor. Fiquei curioso para saber se ela também intrepretou as músicas, apesar de me parecer que não é o caso.

Lamenta-se o facto de este filme não ter tido espaço nos cinemas portugueses e ter passado directamente a DVD. Com tanta porcaria que chega às salas de cinema não havia uma salinha ou duas para por este filme?


Sem comentários: