segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Filme frânces igual a filme mau ou monótono?

Na sequência dos vários post's que fiz, sobre filmes franceses que vi recentemente, pareceu-me pertinente falar um pouco sobre o assunto em epígrafe.

Infelizmente não sou grande conhecedor em cinematografia francesa mas, a julgar pelo que tenho visto ultimamente, o cinema francês está bem e recomenda-se.

Parece-me a mim que, associar cinema francês a monotonia ou falta de qualidade, talvez seja um preconceito (cuja origem desconheço!); digo talvez, porque o meu universo de amostragem é pequeno e, ainda porque poderá ser apenas a minha percepção enviesada da realidade.

Contudo a pergunta que mais me intriga é: se as pessoas simplesmente não vêm filmes de origem francesa como podem elas opinar ou qualificar o cinema francês? É que para dizer bem ou mal eu, pelo menos devo fazer o esforço para conhecer (acho eu, se calhar não!).

Deixo então alguns exemplos de filmes franceses que vi (para além dos 5 que fazem parte dos post's deste blog) e que não vi mas que me suscitaram interesse e, como tal pretendo ver:

Le Fabuleux destin d'Amélie Poulain - Jean-Pierre Jeunet (2001) - É quase um lugar comum falar neste filme quando se fala de filmes franceses. Um grande filme que quem não viu deve ir a correr tratar desse assunto.

La Graine et le mulet - Abdel Kechiche (2007) - Belo filme que também já tive o prazer de ver. Filme com o qual me identifiquei em algumas cenas, é um filme acolhedor e com pormenores interessantes em termos sócio-culturais.

Sukkar banat - Nadine Labaki (2007) - Uma bela comédia de cabeleireiro muito original, passada no Líbano, que tive a oportunidade de ver num Nimas a transbordar de gente.

Nikita - Luc Besson (1990) - Mais um que já vi e que também gostei.

Paranoid Park - Gus Van Sant (2007) - Vi este 2 vezes, recomendo vivamente. Filme com cenas filmadas em sakates.

Léon - Luc Besson (1994) - Este ainda não vi mas parece-me que será uma magnífica experiência cinematográfica.

Indigènes - Rachid Bouchareb (2006) - Conto ver este em breve. Filme sobre soldados africanos que se alistam no exército francês para lutar contra os nazis que após a guerra são marginalizados.

Angel-A - Luc Besson (2005) - Comédia a preto e branco, com o mesmo actor principal que o filme anterior. Tentei ir vê-lo ao cinema, afinal era um erro no site e tive de aturar 2 horas de uma americanice qualquer, o que vale é que ficou o filme referenciado!

Irréversible - Gaspar Noé (2002) - Não me lembro como descobri este filme mas sei que envolve cenas de violação muito verosímeis e que decorre em ordem cronológica inversa.

Ainda em francês há sempre a triologia Astérix et Obélix para animar a pequenada.

2 comentários:

AddCritics disse...

Olá,

Sim Sr. belo blogue que este se está a tornar.

Conheço muito pouco Cinema Francês, mas devo dizer que tem umas coisas interessantes.

Não vou falar de Truffaut, Renoir, ou o amado Godard. Mas de dois filmes que deve ser vistos:

Cyrano de Bergerac (1990) – Com diálogos muito bons e uma interpretação soberba de Depardieu.

Delicatessen (1991) – Uma comédia negra, muito bem filmada.

Eu sou um admirador do cinema Francês, não fosse o GRANDE “The Name of the Rose” realizado por Jean-Jacques Annaud.

Não fosse Carla Brunni estar à frente do governo Francês e era um destino a considerar para uma mudança de ares. Mas não há pachorra para a senhora e para o seu marido.

Gonçalo disse...

Não sabia que o "The Name of The Rose" era francês.
Devo confessar que apesar de constar da minha colecção ainda não o vi, mas já tentei ler o livro. Tentativa também ela infrutífera porque para além da letra miudinha tem trechos em latim, o que complica e muito a leitura.

Obrigado pelas dicas, vou tratar o quanto antes de obter tais obras para poder visioná-las.

Quanto à parelha asinina Sarkozy/Brunni, no coments!

Abraço